Filosofia e Lógica Jurídica
Philo= amizade, amor fraterno.
Sophia=sabedoria
2. CONCEITOS:
Significado etimológico: amor da sabedoria
Com isto pretende-se dar a entender que o homem nunca possui plenamente a compreensão definitivamente válida de tudo o que se designa sabedoria, mas luta sempre ansiosamente por atingir esse alvo.
Quanto ao conteúdo real, filosofia denota o saber da razão humana, a qual penetrando até as últimas razões, investiga a realidade global, especialmente o ser e o dever próprios do homem.
Para Hegel, a “Filosofia é a ciência do absoluto”.
3. MÉTODO DA FILOSOFIA
Diremos que ela procura interpretar o mundo ao qual o homem também pertence, por meio da razão humana, e sob este aspecto pode ser considerada como ciência do mundo.
A Filosofia não só satisfaz a tendência do espírito para a verdade, como também declara completa e consolida a orientação da vida do homem, pelo qual, por seu turno, ela é orientada e defendida contra loucos devaneios.
Só o diálogo, a um tempo respeitoso e crítico, com a tradição filosófica da humanidade, conduz à verdade integral, porque as eternas perguntas encontram eternas respostas que perduram através de todas as épocas e opiniões, formando uma filosofia perene – contínuo ininterrupto. (Propor problemas e buscar suas soluções a cada tempo).
Objeto: é a realidade toda, o filósofo quer conhecer a verdade sobre o mundo real.
Verdade – na acepção geral, designa uma igualdade ou conformidade entre a inteligência (conhecimento intelectual) e o ser. → Completa interpenetração de inteligência e ser.
A realidade é multifacetada logo, limitamos o campo de nossa curiosidade de acordo com nosso maior interesse.
A ciência divide a realidade: matemática, física, química, biologia, etc.
A filosofia divide a realidade: filosofia moral, (comportamento humano); a psicologia filosófica (consciência); sociologia filosófica (sociedade humana) etc.
A filosofia deve ser entendida como aspiração ao