Sistema Gastrointestinal
Paciente de 60 anos, sexo feminino, queixa-se de dor abdominal, além de distensão abdominal e enterorragia há 3 meses. Relata ainda anorexia e emagrecimento de 6 Kg no período (Peso atual 50 Kg).
No interrogatório sobre diversos aparelhos relata palpitações.
Com relação aos antecedentes pessoais refere hipertensão arterial controlada. exame físico apresenta-se em bom estado geral, descorada ++/4+, hidratada, com boa perfusão periférica, pulso: 80 bpm, PA: 140/70 mmHg.
Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular presente bilateral sem ruídos adventícios.
Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros, com algumas extrasístoles.
Abdome globoso, pouco distendido, doloroso difusamente à palpação, com massa palpável endurecida de 4 cm em Fossa ilíaca esquerda, de limites bem definidos, e móvel com a palpação.
1. Descreva e justifique as principais hipóteses diagnósticas deste caso, baseando-se nos dados fornecidos.
2. Explique as principais funções do órgão acometido e as alterações funcionais que podem estar ocorrendo neste doente.
3. Fale sobre quais são as principais dificuldades anatômicas encontradas, relacionadas à posição do órgão, caso haja a necessidade de remover totalmente este órgão.
4. Caso você tenha que remover o estômago conjuntamente, você terá que ter alguns cuidados anatômicos. Os principais são relacionados à vascularização. Explique como é feita a irrigação e a drenagem venosa do estômago.
5. Se você precisar retirar todo o estômago no tratamento do caso acima, descreva as principais alterações funcionais que o doente poderá sofrer.
Resposta
1- Principais hipóteses diagnósticas para esse caso são colite ulcerativa e neoplasia de cólon ou reto. As hipóteses foram levantadas, com base nos achados do exame físico e da história clinica, como a dor abdominal associada a enterorragia, o que indica lesões de tgi baixo, uma vez que o sangue não está “digerido” nas fezes, e a massa palpável em fossa ilíaca