Super Célula de Combustível
Título: Super Célula de Combustível
Aluno: Antonio Carlos Pereira da Silva
Disciplina: Tecn. Ger. de Projetos Turma: 36 - Março 2014
Introdução
O estilo de vida determinado pela sociedade industrial é cada vez mais condicionado a utilização de energia.
"A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, em torno de 1940, podemos constatar o incremento da atividade industrial, com o mundo tornando-se altamente centrado e dependente de um novo estilo de vida, e uma necessidade cada vez mais intensa de bens de produção e de consumo associados à tecnologia – que parecia não parar de trazer novidades – bem como a capacidade de tudo automatizar e permear com seus tentáculos todos os âmbitos da atividade humana.[...]"
No cenário atual, a empresa que desejar apresentar competitividade, se manter no mercado e, até mesmo obter pioneirismo em alguma área, precisará se reinventar/inovar percebendo novas tendências e soluções para as demandas sociais.
Dessa maneira estamos lidando diretamente com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). De acordo com Moura (2008, p. 2), “um dos determinantes decisivos da competitividade é o desenvolvimento da tecnologia. Neste sentido, tem-se que a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma organização podem levar a uma vantagem competitiva”.
Assim, a presente atividade tem por finalidade, analisar os principais desafios encontrados para implantação da Super Célula de Combustível - SCC. De modo mais específico, busca-se: importância de projetos P&D, riscos envolvidos em projetos P&D, desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em projetos P&D.
Importância de Projetos de P&D
As formas de fornecimento de energia elétrica atuais não são capazes de atender a demanda da sociedade. Isso se deve ao fato de que tais formas de fornecimento não são sustentáveis.
A maior parte da energia elétrica fornecida no Brasil vem de hidrelétricas. "No Brasil, a geração de energia elétrica pelo uso