Super Célula de Combustível
Módulo: 2 Atividade:
Título: Por que as empresas são menos propensas a investir em P&D no Brasil
Aluno: Fernando Cordeiro dos Santos
Disciplina: Turma:
Introdução
O investimento em tecnologia é um dos principais meios para que as empresas adquiram vantagem competitiva e consigam dar continuidade no desenvolvimento do país gerando novos produtos e serviços. No entanto, ao se falar em novas tecnologias temos que destacar as dificuldades que as empresas encontram para iniciar projetos em P&D. Dentre alguns dos obstáculos temos o alto custo de investimento, falta de incentivo fiscal e também as parcerias entre empresas privadas e governamentais. Um exemplo das dificuldades destacadas é encontrada no Projeto de desenvolvimento da Super Célula de Combustível – SCC.
Com o projeto desta “nova tecnologia” teremos uma nova fonte de energia não poluente e que depende de reações químicas simples. Além disso, o dejeto gerado através desta tecnologia será apenas água quente e pequenas quantidades de dióxido de carbono. Alguns estudos realizados nos EUA indicam que a tecnologia desenvolvida na SCC será suficiente para gerir energia para abastecer cidades inteiras.
Entretanto, o fornecimento de energia derivada desta tecnologia ainda irá demorar para iluminar as casas da população. Em países desenvolvidos como EUA, algumas empresas abandonaram testes decorrentes do alto custo. Essas empresas não conseguiram redução no preço do quilowatt.
O resultado obtido através desta pesquisa tem por objetivo destacar a importância de investimento e continuidade em projetos de P&D.
Importância de projetos de P&D
Segundo o PMBOOK, projeto é um esforço temporário, destinado a criar um produto ou serviço. Sendo assim, é relevante destacar a importância de projetos de P&D e sua contribuição na criação de novas tecnologias para atender a demanda das empresas e sociedade como um todo.
Para Karl Weigers o gerenciamento de projetos é