Implantação da Super Célula de Combustível - SCC
Os projetos de P&D representam a busca por inovação e consequentemente a manutenção da competitividade de uma empresa, através do qual é possível buscar o pioneirismo do conhecimento ou desenvolvimento de um produto/processo. Segundo o professor Ruy Quadros: “Ser capaz de realizar inovações tecnológicas é a forma sustentável de garantir a competitividade das empresas [...]”.
Porém, o gerenciamento de projeto de P&D traz vários desafios, os quais iremos abordar no presente relatório.
Esse relatório em questão aborda a implantação da Super Celula de Combustivel – SCC, levando em consideração o seguintes tópicos: importância de projetos P&D, riscos envolvidos em projetos P&D, desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em projetos P&D.
Importância de projetos de P&D
A inovação é o que garante a competitividade uma empresa no mercado. Como exemplo, podemos citar: “[..]o desenvolvimento da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas foi decisivo para garantir o crescimento da Petrobras e para diminuir a dependência externa brasileira de petróleo; a capacidade de projetar jatos de pequeno e médio porte, econômicos e de bom desempenho, tem sustentado o crescimento da Embraer nos mercados externos sobre seu concorrente canadense; o reconhecido domínio da Oxiteno sobre os processos químicos em que baseia sua produção foi decisivo para que obtivesse o contrato da Unilever para nacionalização de um dos principais componentes do sabonete Dove.”
Os projetos de P&D são o embasamento necessário e fundamental para o desenvolvimento desses novos produtos e processos.
Organizações que competem por inovação em produto, criam novos conceitos de produtos para os clientes ou segmentos de mercado definidos, e tentam assegurar o sucesso através da contínua introdução de novos produtos no mercado, diferenciam-se pela competitividade. Logo, tem maior possibilidade de enfrentar crises ou prosperarem em seus negócios devido à