Estudo de caso americanas.com
INTRODUÇÃO
A internet ganhou muito espaço no mundo dos negócios comerciais. Rotinas de trabalhos, relacionamento com clientes, fornecedores, compra e venda de produtos, tiveram transformações. Várias oportunidades de negócios apareceram com as lojas virtuais. Com o aumento do número de lojas que oferecem produtos on-line e ainda com o receio de alguns consumidores de efetuarem compras nessa modalidade, faz com que as empresas virtuais que querem se manter no mercado adotem estratégias para poderem vencer essas barreiras e conquistar seus clientes. A loja virtual Americanas.com foi considera a maior loja do segmento no país.
Hoje é possível fazer compras de inúmeros itens sem sair de casa. Existe um grande número de sites oferecendo uma imensa gama de produtos dentro de um ambiente de intensa concorrência. Existem sites que são especializados em determinado segmento de produtos e existem sites que vendem praticamente tudo. Entres os produtos comercializados virtualmente, podemos destacar livros, cds, eletrônicos, cosméticos, móveis, carros e já existem sites que oferecem imóveis.
Essa variedade de produtos e sites é vantajoso para o consumidor pois, o mesmo pode tomar conhecimento dos produtos novos no mercado, pesquisar mais sobre o produto desejado, conhecer produtos similares pesquisar e comparar preços tudo isso pela internet. Já essa grande variedade de sites e concorrência faz com que as empresas virtuais adotem estratégias de marketing, de logística, de serviços entre outras para poder se prevenir e atrair clientes para a sua loja.
O comércio eletrônico é, hoje, um importante canal de compras e vendas de produtos, com crescimento de cerca de 40% ao ano no Brasil. Um dos principais pilares para este resultado é a logística, que compreende toda a movimentação dos produtos dentro do armazém e dele até o cliente – ela é importante, porque é nela que está o sucesso ou o fracasso de cumprir os prazos de entregas prometidos aos