Objetivos de dempenho
No nível estratégico, a classificação mais útil dos objetivos de desempenho da produção que qualquer operação possa perseguir pode ser obtida identificando-se os stakeholders da operação. Os stakeholders são as pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse na operação, e que podem ser influenciadas por ou influenciar as atividades da operação produtiva. Alguns stakeholders são internos, como, por exemplo, os empregados da operação. Outros são externos, como a sociedade ou grupos comunitários, ou ainda, os acionistas da empresa. Alguns stakeholders externos possuem um relacionamento comercial direto com a empresa como, por exemplo, os fornecedores da produção e os consumidores queiram receber os produtos ou serviços.
Em muitas organizações sem fins lucrativos, esses grupos de stakeholders podem-se justapor. Assim, um departamento do governo pode ser tanto um stakeholder de uma agência de serviço público como seu principal consumidor de forma semelhante, grupos dentro da sociedade podem também ser consumidores de uma operação de caridade, ou trabalhadores voluntários em um serviço beneficente podem ser ao mesmo tempo empregados, acionistas e consumidores. Entretanto, em qualquer tipo de empresa, é responsabilidade da função produção compreender os objetivos (algumas vezes conflitantes) de seus stakeholders e estabelecer seus objetivos de acordo.
CINCO OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Os objetivos mais amplos que as operações produtivas necessitam perseguir para satisfazer a seus stakeholders formam o pano de fundo para todo o processo decisório da produção. Entretanto, no nível operacional, é necessário um conjunto de objetivos mais estritamente definidos. Estes são os cinco objetivos de desempenho básicos e se aplicam a todos os tipos de operações produtivas.
Imagine que você é gerente de produção de algum tipo de empresa – administrador hospitalar, por exemplo, ou gerente de produção de uma fábrica de carros, gerente de operações de