Estrategias de Remuneração
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTRATÉGIAS DE REMUNERAÇÃO
PROFESSOR: WERNER KURTH
ACADÊMICA: ANA MAYARA ADAM
1ª. Questão: Através de fundamentação teórica e de acordo com as aulas expositivas sobre o tema, discorra sobre as seguintes Teorias da
Motivação: a) Hierarquia das Necessidades (Pirâmide de
Maslow), b) Teoria dos Dois Fatores (F. Herzberg) e, c) Teoria da Equidade. Ainda, no que elas se identificam? Qual a importância da observância das citadas teorias na construção de uma estratégia de remuneração? Qual a importância do salário como fator de motivação?
Teoria de Maslow: Segundo Maslow as necessidades de nível mais baixo (comer, dormir...) devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto (grandes desafios, autonomia...)
Teoria dos dois fatores: Segundo Herzenberg existem dois fatores que afetam um indivíduo: Fatores motivadores (satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo.
Fatores higiênicos (insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
Teoria da Equidade: Segundo J. Stacy Adams a teoria é baseada na relação de o quanto você ganha e o quanto você trabalha.
As três teorias analisam a forma como os indivíduos tomam decisões que afetam seu comportamento no trabalho.
A importância da análise dessas teorias na construção de uma estratégia de remuneração são justamente as variações de determinados comportamentos dos indivíduos. Pois trabalhadores motivados certamente produzem mais e com maior qualidade, mantendo assim as empresas competitivas no mercado.
O fator salário entra com sendo uma recompensa pelo fornecimento do trabalho executado. E como uma motivação para que o empregado continue a entregar o melhor de si para a empresa.
2ª. Questão: Através de fundamentação teórica e