Custo de pessoal e as estratégias de remuneração em uma empresa
RESUMO: Em uma empresa que se preocupa com o seu quadro de funcionários, o custo de pessoal é de grande relevância no seu dia a dia. Mas, para que este custo seja bem direcionado é necessário que tenha uma estratégia de gestão. Baseado em um estudo bibliográfico, o presente artigo objetivou apresentar e analisar os conceitos e os processos de gestão de pessoas e como estes são aplicados nas empresas de uma forma detalhada. Conceituar custos de pessoas, bem como analisar a importância da gestão de pessoas para os custos da empresa. Além disso, contribuirá com a apresentação de medidas que podem ser adotadas e que, sendo bem aplicadas podem trazer benefícios ao processo de andamento dos trabalhos da empresa.
Palavras- chave: custo de pessoal, remuneração, gestão de pessoas, competitividade.
1. Introdução
O atual cenário econômico sugere que as empresas cada vez mais reduzam seus custos, pois é uma das maneiras de conviver com a concorrência e manter-se com sucesso no mercado. Diante disto, é que a necessidade de um controle de gastos na empresa é uma realidade.
Permeando por este contexto, é que foi elaborado o presente trabalho. A princípio será apresenta-se o conceito de custos de uma forma geral, em seguida será delimitado o tema para gestão de custo de pessoal, o qual será analisado de forma minuciosa e detalhista para um melhor entendimento do assunto, incluindo os conceitos e funcionamentos das remunerações diretas e indiretas do empregado.
Baseado em todos estes aspectos o estudo se atentará em algumas questões norteadoras, como: Qual a influência do controle de gastos de pessoal na administração da empresa? Como se classifica as remunerações diretas e indiretas? Qual a relevância de cada remuneração?
Além disso, o trabalho trará algumas discussões no sentido de como o administrador tomará decisões eficientes para a boa gestão da empresa, principalmente referente aos custos