remuneracao por habilidade e competencias
Introdução 2
Conceitos 3
Remuneração Por Habilidade e Competência 4
Cenário Actual 6
Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8
Introdução
Vivemos em um ambiente com transformações constantes: humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, económicos, sociais e organizacionais, a economia global muda, as pessoas mudam, as empresas também mudam. Deve-se ter um sistema de remuneração que ofereça valor agregado para os empregados, compreendido por variáveis, acções da empresa, planos de aposentadoria e alternativas criativas. Uma remuneração que considere a habilidade, competência e o desempenho dos profissionais.
Palavras-Chaves: remuneração, habilidade e competências.
Conceitos
Remuneração:
De acordo com Chiavenato (2004), Remuneração é a retribuição dada ao funcionário de acordo com o trabalho, dedicação e esforço pessoal desenvolvido por ele, através de seus conhecimentos e habilidades, podendo ser um pacote de recompensas quantificáveis que o empregado recebe pelo seu trabalho.
Habilidade:
É o conhecimento técnico e prático adquirido ao longo dos anos que vão permitir que as pessoas executem as responsabilidades que lhes forem concedidas.
Competência:
É um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas no processo, função, visíveis e mensuráveis, que são essências para o alcance dos objetivos organizacionais.
Remuneração Por Habilidade e Competência
Com o mercado globalizado as empresas estão buscando colaboradores capacitados e que tenham habilidades para desempenharem todos tipos de trabalho.
A Remuneração por Habilidade tem por finalidade enfatizar o nível operacional, pois estão ligados a processos estáveis e bem definidos, tais como, no atendimento a clientes, operação de lojas e alguns sectores administrativos. Estas habilidades são passíveis de mensuração, observação, identificação, treinamento e certificação.
Já a Remuneração por Competências está ligada ao desenvolvimento de actividades de conhecimento abstracto,