Amor Sem Escalas Desafio Profissional
O filme “Amor Sem Escala”, escolhido para o desafio profissional apresenta uma estrutura dos conceitos na pratica de Recursos Humanos, apresentadas e estudadas nas aulas das disciplinas de Estratégia Executiva; Remuneração Benefícios e Gestão de Conhecimento no curso de MBA de Gestão de Pessoas. No filme o personagem Ryan tem uma missão nada agradável, a função de demitir pessoas.
Ele tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 e demonstra claramente a tendência das empresas optarem para a redução de custo, inicialmente pela demissão de empregados. Também vemos o perfil e as habilidades do empregado esperadas pelas empresas no personagem Ryan, cujo trabalho é viajar para diversas cidades americanas representando uma empresa que é contratada por outras para executar a dura tarefa de comunicar aos seus funcionários que os mesmos estão sendo dispensados dos cargos que ocupam na empresa. Ryan, considerado um excelente profissional pela empresa, demonstra competências interpessoais e inteligência emocional, consegue ter um distanciamento da realidade conflitante da pessoa que demite, sem absorver nenhuma carga emocional. Apresenta raciocínio rápido, consegue conduzir bem a situação e consegue até amenizar o conflito de algumas pessoas que demite.
A empresa, embora satisfeita com o trabalho de Ryan, aceita a implantação de uma nova estratégia de redução de custo, cujo principio básico é a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões. Esta ideia voltada exclusivamente para reduzir os custos de viagens da empresa não atingiu os resultados esperados pela empresa e acabou gerando conflitos na relação empregado/empresa. Além de tornar mais desumana a demissão do funcionário fazendo com que eles se sentissem desvalorizados por não serem demitidos pelos donos da empresa onde trabalhavam. A estratégia da empresa deveria estar mais voltada para o ser humano que perderia o emprego e menos preocupada com os lucros, pois o