Estratégias de remuneração
1ª Questão: Através de fundamentação teórica e de acordo com as aulas expositivas sobre o tema, defina Plano de Carreira, Cargos e Salários, seus principais objetivos e etapas fundamentais a serem observadas para sua implementação, sem deixar de citar o ordenamento jurídico que o orienta.
R.: Plano de carreira nada mais é que estruturar a organização para possibilitar os colaboradores à evoluir e conseguir conquistar novos cargos e posições na empresa.
O plano de cargos e salários é um conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de cargos e salários equitativas e justas na organização. Este tem por objetivo estabelecer o equilíbrio interno na estrutura de cargos, garantir uma política equilibrada de remuneração, e proporcionar uma política de carreira aos profissionais. Suas etapas se definem em organização e alinhamento com gestores para definição de objetivos, equipe de trabalho, cronograma, plano de comunicação e informações iniciais, no estudo/desenho de organograma, análise das descrições de cargos, levantamento do número de ocupantes por cargo/área e por fim em entrevistas com todas as lideranças e representantes de todos os cargos da organização com foco na estrutura funcional.Neste plano de cargos e salários há um ornamento jurídico o orientando, é o Art. 461, CLT que cita: “ Trabalho de igual valor (...), será que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 (dois) anos.
2ª Questão: Através de fundamentação teórica e de acordo com as aulas expositivas sobre o tema, destaque a importância da realização de uma Pesquisa Salarial e de Benefícios para a definição de uma estratégia de remuneração. Quais os fatores que devem ser levados em conta no mapeamento dos respondentes da pesquisa? Quais os dados indispensáveis a serem coletados? Quais as principais informações que o resultado da Pesquisa