Estratégias de remuneração - motivação
1 – A motivação vem de dentro da pessoa ou é resultado de uma situação? Explique.
A motivação, se trata do resultado com a interação do indivíduo com a situação, sendo assim, indivíduos diferentes ou a mesma pessoa podem se sentir motivados ou desmotivados dependendo da situação. Um exemplo básico sobre a diferença de motivação entre o mesmo indivíduo, é quando a mesma acha difícil escrever sobre um tema técnico e sente-se desmotivada com ele, em contrapartida, quando escreve sobre romances consegue sentir-se motivada o suficiente para fazê-lo em pouco tempo. Em síntese, a motivação de uma pessoa, será responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços da mesma para o alcance de determinadas metas.
2 – Quais as implicações das teorias de X e Y para as práticas de motivação?
Como já sabemos, Douglas McGregor propôs duas premissas, uma considerada negativa, a teoria X e a outra considerada positiva, a teoria Y. As implicações dessas teorias, podem ser explicadas através da hierarquia das necessidades, de Maslow, que em ordem de menor para maior importância são: fisiológica, segurança, social, estima e auto-realização, sendo assim, a implicação seria de que a teoria X parte da premissa de que as necessidade de nível mais baixo dominam os indivíduos, já a teoria Y, de que as necessidades de nível mais alto são as dominantes. Mc Gregor acreditava que as premissas da teoria Y eram mais válidas que as da teoria X, porém, não existem evidencias de que essas premissas sejam válidas.
3 – Compare a hierarquia das necessidades de Maslow, com a teoria ERG, de Alderfer, e a teoria de dois fatores, de Herzberg.
Hierarquia das necessidades de Maslow X Teoria ERG – Segundo Maslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades, sendo elas, em ordem de nível crescente de importância: fisiológica, segurança, social, estima e auto-realização. Essa teoria, era baseada nas necessidades de existência, já a