Serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
Introdução
O objetivo do presente trabalho é o resgate dos aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil despertando a compreensão quanto aos processos que determinem e incidem na atual formação das políticas. O termo política social aqui ressaltada e utilizada, não deve ser diretamente posicionamento partidário, refere-se à condição da pratica inserida na sociedade por interesses de classe e à maneira de agir, tratar e compreender as relações desta ocupada na sociedade, incluindo o processo metodológico e historia da profissão partindo dos anos 80 percorrendo a ética do Serviço Social e alargamento do projeto de democracia onde temos como marco no campo dos Direitos Sociais, a “Constituição de 1988” que reconhece a participação social em principal na organização das políticas publicas.
Desenvolvimento
Uma constituição é uma lei fundamental de um Estado que dispõe de um conjunto de normas e princípios reguladores, é um aparato essencial que define direito e garantias essenciais onde ser reflete a urgência de efetivar e de proteção dos direitos sociais garantindo os mínimos sociais. A implementação dos direitos sociais vão se incorporando como necessidade de intervenção à realidade apresentada. Mas do que oferecer “serviços sociais”, entre eles a dedução, as ações públicas, articuladas com demandas da sociedade, voltam-se para construção de direitos sociais.
Ate 1930 não existia garantia de direitos, período este que a igreja e a sociedade cumpriam o papel assistencial e quanto aos direitos cívicos e políticos, poucas pessoas se beneficiavam deles. Pode ser constatado nesta perspectiva é que a Política Social estatal surge a partir de relações sociais peculiares a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado onde representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho. A trajetória dos