O serviço social
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Bibliografia: AQUINO, Gláucia Heloisa M. Bastos de. De volta ao começo: a dimensão ético política na formação profissional dos assistentes sociais. Tese de Doutorado. Franca: Unesp, 2008.
O SERVIÇO SOCIAL: Busca acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade – responder às demandas.
É uma profissão jovem no Brasil: inseria na divisão sócio técnica do trabalho.
ANTES: O Serviço Social, inicialmente pautado pela Doutrina Social da Igreja Católica, teve sua matriz filosófica baseada no POSITIVISMO, interesses do Estado e da burguesia (influência norte –americana – projeto de cristianização).
HOJE: A matriz filosófica do Serviço Social é a Materialista Histórica Dialética: interesses da classe trabalhadora na constituição de seu Projeto Ético Político Profissional.
É um trabalhador assalariado e compreende o trabalho enquanto elemento central da atividade humana X a questão social (relação Capital/Trabalho)
SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: 1930 – 1970.
>Compreensão das sequelas do binômio industrialização/urbanização (logo: a compreensão de um novo tipo de sociedade: a capitalista)
>1ªs Escolas de Serviço Social no Brasil: 1936 – SP e 1937 – RJ
>Capitalismo: a venda da força de trabalho é imposta à maior parte da população (a população trabalhadora/operária). Assim, o Serviço Social surge como uma estratégia do Capital para fazer frente às demandas postas pela questão social – minimização dos conflitos sociais/formas de ajustamentos a exploração da maioria pela minoria burguesa/ aos interesses do Capital/ocultar a opressão, a dominação, a generalização da miséria.
Logo: O Serviço Social é, dos anos 1930 a 1970, uma estratégia de CONTROLE SOCIAL, contendo os “problemas” que decorriam da industrialização capitalista. : O Serviço Social é acrítico (asséptico), sem propostas de ações para enfrentar as manifestações da questão social (essa era a identidade