serviço social
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS,
TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO
SERVIÇO SOCIAL
Prof. José Junior
O surgimento do Serviço Social
O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se como uma profissão dentro da sociedade, dotada de uma dimensão teórico-metodológica e técnicooperativa, operativa indissociável das ordens éticas e políticas.
O surgimento do Serviço Social
Nesse princípio, a ação profissional, sob a ótica do ideário de Richmond, inscreve uma metodologia pautada numa análise médica das expressões da questão social, na qual essas expressões eram passíveis de diagnóstico e tratamento como uma “doença”.
O surgimento do Serviço Social
Mary Richmond introduziu um método no qual se realiza o estudo ou levantamento de dados sobre a situação, diagnosticando o problema social, avaliado logo em seguida e, por fim, estabelecendo um tratamento. tratamento A primeira intenção de “virada” do assistencialismo para assistência
Ela teve a primeira iniciativa em institucionalizar a prática do serviço social, pois verificou que as ações caritativas não eram mais suficientes para atender às reivindicações da classe operária e de outros setores da população. Identificou tais ações como formas de intervenção desumanizadora da instituição e da população.
Serviço social de casos: segundo Mary Richmond
É um tratamento prolongado e intensivo, que ao mesmo tempo permite o exame crítico de nossos métodos e exige que seja praticado por pessoas competentes.
É um conjunto de métodos que desenvolvem a personalidade, reajustando conscientemente e individualmente o homem a seu meio social. Sua linguagem é permeada por termos médicos visto que sua influência teórica bebia nas teorias da enfermagem enfermagem. Interatividade
“Teve a primeira iniciativa em institucionalizar a prática do serviço social”
A afirmativa, extraída do livro-texto, se refere ao trabalho desenvolvido