Fosforo e Enxofre
O enxofre é o elemento químico de número atômico 16 e massa atômica 32,065 u. Representa-se pela letra S em sua forma maiúscula e se localiza na tabela periódica no período 3. É participante do grupo dos calcogênios. Seu estado físico é sólido quando se encontra a uma temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm. Possuí uma coloração amarelada, é insípido, mal condutor de calor e eletricidade além de ser quase inodoro. É insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em dissulfeto de carbono. Um de seus compostos mais conhecidos é o dióxido de enxofre (SO2), um dos responsáveis pelo surgimento de chuvas ácidas.(LEAL 2010).
Figura (1)- Enxofre
Enxofre no Aço
É um elemento prejudicial aos aços, tornando-os duros e quebradiços ao rubro, causando o fenômeno da fragilidade a quente. É usado nos aços "corte livre", permitindo usinagem mais rápida com melhor acabamento de superfície.
O enxofre é uma impureza muito difícil de ser eliminada. No aço, ele pode se combinar com o ferro e formar o sulfeto ferroso (FeS), que faz o aço se romper, com facilidade ao ser laminado, forjado ou vergado em temperaturas acima de 1.000ºC. Assim, o teor máximo de enxofre permitido é de 0,05%. Sabendo que o enxofre se combina melhor com o manganês do que com o ferro, os profissionais que entendem de metalurgia colocam no aço uma quantidade de manganês duas vezes maior do que a de enxofre, porque ele vai “preferir” se combinar com o manganês. Com isso, forma-se o sulfeto de manganês (MnS) que se solidifica em níveis de temperatura semelhantes aos do aço.
Ciclo do Enxofre
O enxofre apresenta um ciclo com dois reservatórios: um maior, localizado nos sedimentos da crosta terrestre e outro menor, localizado na atmosfera. A figura abaixo apresenta de forma resumida o ciclo.
Figura (2)– Ciclo do enxofre
Onde esse elemento é encontrado?
Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais. Também pode ser extraído de impurezas de vários