alotropia
Nesse trabalho falaremos sobre a alotropia dos elementos Carbono, Enxofre, Oxigênio e Fosforo, suas definições, principais características e aplicações.
Assunto retirado de diversos sites e slides de aulas de quimica.
Definição
Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico é capaz de formar duas ou mais substancias SIMPLES com número de átomos ou formas diferentes
Os alótropos de um mesmo elemento apresentam propriedades físicas DIFERENTES, sendo uma das formas sempre a amais estável e consequentemente mais abundante na natureza
Formas Alotrópicas Mais Comuns
Formas Alotrópicas do Carbono
Formas Alotrópicas do fósforo Possui várias formas alotrópicas, mas as mais comuns são o fósforo branco, o fósforo vermelho (foto) e o fósforo negro.
Fósforo branco: Leva esse nome por ser branco. Possui fórmula molecular P4, pois é constituído de pequenas moléculas com 4 átomos. É instável porque ao entrar em contato com o oxigênio do ar entra em combustão, sendo por isso conservado dentro de recipientes com água. Em razão dessa propriedade, é usado em bombas incendiárias e granadas luminosas. Tem cheiro de alho, é fosforescente e altamente tóxico. Se for aquecido, pode se transformar na sua variedade alotrópica: o fósforo vermelho.
Fósforo Branco: P4 Fósforo vermelho: Pn. Fósforo vermelho: É mais estável, menos reativo. Não possui estrutura definida, porém cada grão de pó é formado por milhões de moléculas unidas, dando origem a uma molécula de cadeia longa. É representado pela fórmula Pn. Não é venenoso e é vermelho escuro. É encontrado na superfície de atrito nas laterais das caixas de fósforo, não se encontra nos palitos por segurança (um poderia atritar com outro dentro da caixa e todos pegariam fogo. Caso estivesse no bolso de alguém, por exemplo, poderia causar uma fatalidade). Existem alguns palitos que um simples atritar faz com que eles acendam. Nesse caso, o fósforo está na cabeça do palito na forma de P4S3.
Fósforo negro