Auditoria SGA
FRANCINE ANDRADE
RENAN YUDJI HIGASHI
RUBENS GALEGARI
AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
YPÊ Produtos de Limpeza
LONDRINA-PR
Fevereiro de 2013
1. INTRODUÇÃO
A auditoria ambiental consiste em um processo sistemático de inspeção, análise e avaliação das condições gerais ou especificas de uma determinada empresa em relação a fontes de poluição, eficiência dos sistemas de controle de poluentes, riscos ambientais, legislação ambiental, relacionamento da empresa com a comunidade e órgão de controle, ou ainda do desempenho ambiental da empresa (VIEIRA, 2011).
Vieira (2011), ainda define que há vários tipos de auditorias que podem ser realizadas pelas empresas. Dentre elas a auditoria de primeira parte, onde a própria empresa emite uma declaração de que ela está em conformidade com determinada norma; auditoria de segunda parte, onde a empresa realiza uma auditoria no fornecedor para verificar se este está em conformidade com alguma norma ou requisito estabelecido e há também a auditoria de terceira parte é uma avaliação de uma organização em relação a uma norma de Gestão ambiental, como, por ex: a NBR ISO 14001:2004.
As auditorias podem ser auditorias internas ou auditorias externas. A auditoria interna pode ser realizada por auditores internos da empresa independentes da área a ser auditada, ou por auditores contratados. A auditoria externa é realizada por um organismo independente da empresa que será auditada que tem como objetivo principal identificar os requisitos onde há falhas e onde podem ser implementadas melhorias (ROVERE, 2003).
A auditoria ambiental envolve basicamente três processos distintos: a pré- auditoria, atividades de preparação e o plano de auditoria, a