Gestão Ambiental, Auditoria e Economia
Resumo
Este trabalho tem por objetivo elencar e esclarecer processos, procedimentos e fatos acerca de Sistemas de Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental e Economia Ambiental. A legislação ambiental tem ao longo dos anos criado mecanismos de aprimoramento e cobrança para que as empresas tenham subsídios para estarem desenvolvendo seus processos de Gestão ambiental. Estes subsídios trazem em sua essência a clareza da necessidade de criação de mecanismos que permitam às empresas se adequarem as necessidades legais e em como estarem na vanguarda de seu segmento aproveitando benefícios que a legislação proporciona. Acesso a linhas de crédito BNDES e BRDE com juros subsidiados é um deles já que para sua obtenção é necessária à obtenção da Licença Ambiental para seu acesso, Selo de Responsabilidade Social é outro, que mostra ao mercado de forma clara qual é o perfil tanto ambiental quanto social da empresa e concorrência de mercado para empresas que tenham procedimentos ambientalmente corretos.
Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental (SGA); Auditoria ambiental; NBR ISO 14001 e 19011, Economia Ambiental, Sustentabilidade; Dióxido de Carbono, Reciclagem.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS definiu através da NBR ISO 14001, procedimentos para sistemas de gestão ambiental, especificações e diretrizes para seu uso.
As empresas de modo geral se deparam com um processo de cobrança crescente para uma postura mais responsável e de comprometimento com a qualidade e gestão ambiental. Esta cobrança tem influenciado inúmeros segmentos, e as formas de gestão e planejamento, sob esta crescente dos órgãos reguladores e fiscalizadores, das organizações governamentais e não governamentais e, principalmente, do próprio mercado, incluindo neste rol empresas como financeiras, bancos, prestadoras de serviços diversos e os próprios consumidores. Sob tais condições,