ADMINISTRA O DE OPERA ES SERVI OS E SISTEMAS PRODUTIVOS
FACULDADE SUMARÉ
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES, SERVIÇOS E SISTEMAS PRODUTIVOS.
GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: CONCEITOS, MODELOS E INSTRUMENTOS.
JOSINADJA LIMA DA SILVA RA: 1211545
SILVIA PAES GRAMA RA: 1212719
SÃO PAULO
2015
Capítulo 6
Auditorias ambientais: aparece em meados do século XX como parte dos trabalhos de avaliação de desastres de grandes proporções. Na década de 1970 se torna um instrumento autônomo de gestão ambiental com o objetivo de averiguar o cumprimento das leis ambientais.
Início: assegurar a adequação das empresas às leis ambientais. Ao longo do tempo: acrescentadas outras considerações auditoria ambiental tornou-se elástica podendo significar uma diversidade de atividades de caráter analítico voltadas para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos. As auditorias ambientais podem ser aplicadas em organizações, locais, produtos, processos e sistemas de gestão.
As auditorias ambientais podem ser: auditoria de conformidade (legislação); auditoria de desempenho ambiental; due diligence (responsabilidades); auditoria de desperdícios e de emissões; auditoria pós-acidente; auditoria de fornecedor; auditoria de gestão ambiental. Auditorias ambientais podem ser realizadas com o objetivo específico de detectar problemas ou oportunidades em áreas localizadas, tais como:
Fontes de poluição e medidas de controle e prevenção; Uso de energia e água e medidas de economia; Processos de produção e distribuição; Pesquisas e desenvolvimento de produtos;
Uso, armazenagem, manuseio e transporte de produtos controlados; Subprodutos e desperdícios; Estações de tratamento de águas residuárias; Sítios contaminados;
Reformas e manutenções de prédios e instalações; Panes, acidentes e medidas de emergência e mitigação; Saúde ocupacional e segurança do trabalho.
Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): avaliar o desempenho