ciclo do enxofre e ciclo do fosforo
CICLO DO ENXOFRE
CICLO DO FOSFORO
ALESSANDRA MAGALHÃES GOMES
CRISLAYNE GONÇALVES RAMOS
FRANCIELLE PATRICIA M. NAZARIO
IZAHYR MARTINS DAOD NETO
KETHYLLEM DA SILVA FERREIRA
THAÍS MARIA PINHO DE LIMA FONSECA
CORUMBÁ – MS
03/JULHO/2014
INTRODUÇÃO
O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo sol.
Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas isso não ocorre porque não necessitam de suprimentos do meio externo, pelo fato de estarem sempre sendo reaproveitados. Assim são encontrados nos seres vivos como no meio ambiente.
DEFINIÇÃO
CICLO DO ENXOFRE
Enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos (pólvora, palitos de fósforo, etc.). O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depósitos que se acumularam pela ação da natureza) nas rochas vulcânicas, no carvão, no gás natural etc. O enxofre é essencial para a vida, faz parte das moléculas de proteína, vitais para o nosso corpo. Cerca de 140g de enxofre estão presentes no ser humano. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substâncias chamadas de “sulfatos”, combinados com a água são absorvidas pelas raízes das plantas. Os animais o obtêm comendo vegetais ou comendo outros animais. Quando o ciclo é alterado, animais e plantas sofrem isso vem acontecendo através da constante queima de carvão, petróleo e gás. Esses combustíveis são chamados de “fósseis”, pois se formaram há milhões de anos, a partir da morte de imensas florestas tropicais ou da morte de microscópicas criaturas denominadas “plânctons”.
Ciclo do enxofre
As proteínas dependem basicamente do enxofre. O enxofre é encontrado no solo em combinações de sais