Lealdade E Motiva O O Papel Da Cultura Organizacional
RENATO SOUZA
UFF
RESUMO
Este trabalho é um estudo da cultura organizacional das empresas de navegação aérea onde a motivação e a lealdade de seus funcionários se constituem em fatores de competitividade. O trabalho apresentado se caracteriza por ser uma pesquisa de campo, tendo os seus resultados uma aplicação direta e atual no mercado avaliado. A análise dos dados é feita por meio de hipóteses de testagem descritiva. Os objetivos desta pesquisa são: 1- examinar se existe relação entre o sentimento de lealdade e a motivação dos profissionais que trabalham em companhias aéreas e 2- traçar o perfil cultural das empresas que se preocupam em atrair e reter talentos, através das dimensões dos traços de cultura organizacional (visão, valores e fundamentos culturais). A fim de atingir esses objetivos, duas hipóteses foram elaboradas: 1- quanto maior a satisfação com o sistema de remuneração, maior a motivação e o sentimento de lealdade dos profissionais consultados em relação à empresa que trabalham; 2- o perfil da cultura organizacional das empresas onde existe lealdade por parte dos profissionais está altamente orientado para a visão, valores e fundamentos culturais. A conclusão da análise destas hipóteses é que: 1- a lealdade dos profissionais em relação à empresa está diretamente ligada à compensação salarial que eles recebem e 2- o uso de premiação não-remunerada pelas empresas não é capaz de exercer motivação nos seus profissionais, 3- os funcionários exercem sentimento de lealdade nas empresas que trabalham enquanto estão motivados.
PALAVRAS-CHAVES : Engenharia de Produção. Empresas – Cultura organizacional. Empresas aéreas – Perfil cultural. Motivação profissional.Competitividade.
ABSTRACT
This work is a study on the organizational culture of airline companies where motivation and loyalty of their employees is a competitiveness factor for the enterprise. This work describes a field