Escola de configuração
A escola de configuração entende que a estratégia esta intimamente ligada à transformação. Cada organização é tida como uma configuração. Em um certo tempo a organização adota estados de comportamentos e através disso gera um conjunto de estratégias.Quando a organização quer mudar o estado em que se encontra é necessário que haja uma mudança estratégica, ou seja, precisa saltar de uma configuração a outra através da transformação.
A organização precisa ser capaz de sustentar sua estabilidade e as mudanças de estratégias, mas também precisa reconhecer a necessidade de transformação e ser capaz de gerenciar essas mudanças sem destruir a organização.
Cada uma das escolas de pensamento anteriores representam configurações particulares.
Por ser conceitual a configuração de uma organização é pesquisada e descrita por acadêmicos, e a transformação é praticada pelos executivos e prescrita por consultores. * As Premissas da escola de configuração são: 1. As organizações podem ser descritas na forma de uma configuração estável num determinado contexto. 2. Saltos quânticos periódicos (transformação). 3. Estes dois itens descrevem o ciclo de vida da organizações. 4. A função da administração estratégica é conduzir a configuração e a transformação sem destruir a organização. 5. As escolas de pensamento da formação da estratégia são configurações particulares. 6. As estratégias resultantes dependem do momento e da situação em andamento.
Mintzberg descreveu as organizações como sendo:
1. Empreendedora - simples, pequena, jovem, com estrutura informal e flexível, num ambiente dinâmico. Geralmente é coordenada pelo patrão. Formula a estratégia como visão. 2. Máquina- opera como uma máquina, com cargos especializados. Utiliza uma equipe