Resumo da escola de configuração-safari
A formulação de estratégia como um Processo de Transformação.
A Escola da configuração diferente das outras oferece possibilidade de reconciliação integrando as mensagens das outras escolas, esta escola tem dois lados principais:
Configurações: Descreve estados da organização e do contesto que a cerca.
Transformação: Processo de geração de estratégias. A transformação é consequência da configuração. O processo de transformação acentuada cria estratégias para que a organização possa efetuar a transição para um novo estado através da “reformulação” e “revitalização”.
Embora possam andar juntas, configuração e transformação são diferentes. O que distingue as premissas da escola de configuração das outras escolas e a forma abrangente que define cada uma em um contexto. A chave para a administração estratégica é sustentar a estabilidade reconhecendo a necessidade de transformação e gerenciar este processo de ruptura sem destruir a organização. As estratégias resultantes assumem forma de planos ou padrões, posições ou perspectivas, ou meios de iludir, porém cada um há seu tempo, e adequado à sua situação. A eficácia nas organizações que ele estudou estava relacionada às correlações entre vários atributos, as organizações funcionavam de forma eficaz que reuniam diferentes características de maneiras complementares.
As organizações foram descritas como sendo: Empreendedora, máquina, profissional, adocrática, diversificada, política e missionaria:
Configuração de estrutura e poder. Organização empreendedora, Organização Máquina, Organização Profissional, Organização Diversificada, Organização Adocrática, Organização Missionária, Organização Política. As configurações podem ser definidas como constelações de elementos organizacionais que são reunidas por um tema unificador, como atendimento desigual ou invenção pioneira. As configurações são uma arma poderosa, centro da competência distintiva e da