administração estrategica
O estudo leva a compreensão que as estratégias são impulsionadas pelo aumento da concorrência. A relação feita pelos autores é direta: toda vez que a concorrência aumenta, uma nova escola de estratégia surge para auxiliar a gestão da empresa a alcançar melhores resultados financeiros.
As estratégias foram classificadas em 10 escolas dividas em três grupos:
Natureza prescritiva: Escolas do Design, Planejamento e Posicionamento;
As descritivas: Escolas Empreendedora, Cognitiva, Aprendizado, Política/Poder, Cultural e Ambiental;
A integrativa: Escola da Configuração.
Para reconhecer onde está a gestão da sua empresa, aqui vai um pequeno resumo das escolas:
1 - A Escola do Design
Esta escola representa a visão mais influente do processo de formação de estratégia. Ficou famosa a noção de SWOT – avaliação dos pontos fortes, e dos pontos fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades do ambiente. Sua contribuição foi importante pois desenvolveu um vocabulário para se discutir grandes estratégias e forneceu a noção de que a estratégia representa uma fundamental adequação entre oportunidades externas e capacidade interna.
A avaliação dos pontos fortes, dos pontos fracos, das ameaças e oportunidades do ambiente passou pautar a gestão de Instituições de Ensino na década de 1990, quando se deu o início do movimento pela profissionalização da gestão do negócio educação. A aceitação pode ser atribuída a facilidade com que um gestor acessa informações relevantes