Escola de Configuração
"Vocês vão ver a maior campanha de marketing já feita na história durante a Copa do Mundo de 2014”, afirmou o vice-presidente global de marketing estratégico e comunicação criativa da Xerox, Jonathan Mildenhall, a Época NEGÓCIOS durante curta passagem pelo Brasil na semana passada. A frase um tanto quanto exagerada é compreensível quando dita por um profissional acostumado a uma rotina de desafios gigantes. Mildenhall não apenas comanda a estratégia de marketing global da maior empresa de fotocópias do mundo, mas também tem como missão fazer a Xerox dobrar de tamanho até 2020.
Para isso tem uma estratégia aparentemente simples: fazer as pessoas do mundo inteiro falar e falar e falar da Xerox. Mas os métodos para isso nem sempre são tão comuns. Embora a empresa não se esquive de ações simples, como manter uma conversa ativa e constante com os seguidores da empresa nas redes sociais, o que Mildenhall gosta mesmo é das campanhas mais complexas, como colocar um caminhão itinerante da empresa distribuindo fotocópias e acessórios da marca nas favelas cariocas ou implantar uma impressora gigante da Xerox nas praias brasileiras em pleno verão. Vale tudo, desde que a imagem da Xerox seja sempre associada ao conceito de felicidade. Recém-chegado de Londres, onde acompanhou o desempenho da campanha criada pela Xerox para os Jogos Olímpicos, ele concedeu entrevista com exclusividade a Época NEGÓCIOS após sua apresentação no 15º Congresso Brasileiro de Embalagem, realizado pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre).
Mildenhall falou sobre o desafio de ser a principal mente criativa global da Xerox, o relacionamento com o consumidor nas mídias sociais, novas tecnologias e sobre a estratégia da empresa para os eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. “Faremos os brasileiros serem os melhores. Eles amam Xerox, amam futebol e amam xerocar, então o mundo todo vai amar a Xerox, o futebol e xerocar.”