Entendimento do artigo: Democracia Líquida
João Marcos Coelho.
2 - Onde e quando o artigo foi escrito?
Foi escrito no jornal digital “Estadão” em 15 de Fevereiro de 2014, às 16h00.
3 - Qual o tema abordado?
O tema abordado é a desvalorização do conhecimento e a supervalorização do rentável.
4 - Qual a posição do autor perante do tema?
A partir das ideias de Ordini, João Marcos indica que hoje, até mesmo o conhecimento foi incluso no que pode ser rentável, no caso de colégios e universidades particulares.
5 - Como o autor desenvolve sua argumentação? Quais são os argumentos que ele usa?
O autor argumenta que o conhecimento, apenas por conhecimento, não é mais “útil”. A cultura e a arte também perderam suas características para se tornarem algo também rentável.
O autor apresenta, segundo referências a Ordini, a ideia de que a “inutilidade” do conhecimento afeta diariamente a possibilidade de um mundo melhor, já que o conhecimento e a cultura perdem espaço, inclusive nos momentos de crises, os quais deveriam ser os de maior apoio à educação.
6 - Qual a conclusão a que chega?
O autor chega à conclusão de que tudo o que foi criado pela sociedade do “lucro” pode afetar diretamente a vida das pessoas, alienando-as, fazendo com que percam oportunidades de se acrescentar algo, como novas ideias por exemplo.
Quando há apenas algo material para se tocar, alguém sairá com algo a menos, ressaltando que a educação e a arte são uma oportunidade de tornar o ser humano mais