metodologia
Questões Propostas dos Textos 2, 3 e 5.
Jamáira Cecília Maciel Rosa
Segundo Período Noite – Aluna Irregular
Professor: Carlos Eduardo
Texto 2: Durkheim: a educação como socialização e individuação.
Questões propostas:
1: Por que, segundo Durkheim, a educação pode ser considerada um fato social?
Conforme Durkheim, na educação as crianças são ensinadas pelo grupo a sua volta, o seu "ser social" é consequência de ensinamentos, dos seus representantes e intermediários, os pais e professores, que através coação permanente exercida, molda a criança, sendo impostas para ela questões como valores, sentimentos, costumes, entre outros.
2: Explique como Durkheim diferencia "educação" e "pedagogia".
Durkheim os diferencia sendo a pedagogia a parte teórica, as regras e métodos a serem utilizados na educação da criança.
3: Em sua opinião, quais problemas podem surgir quando o individuo é educado apenas para de adaptar a uma função que irá desempenhar na divisão do trabalho social?
Em minha opinião o individuo ficara apático, não buscara o conhecimento, o aprender além daquela função. Exercera a função que lhe foi destinada sem vontade, sem a preocupação da sua qualidade final, onde o único resultado interessante é o seu salario. Ele talvez ate tenha qualidades distintas para outras funções, mas não poderá exercê-la.
Texto 3: Educação, racionalização e burocratização em Weber.
Questões Propostas:
1) Quais são as influencias, segundo Weber, do amplo "processo de racionalização" ocorrido nas sociedades capitalistas moderna sobre a educação?
Conforme Weber o processo de racionalização influenciava no desenvolvendo dos seres humanos formas de racionalidade técnica e cientifica que buscam a adequação dos meios disponíveis às finalidades utilitárias visadas pelos agentes. A educação burocrática e seu conjunto de procedimentos burocráticos são expressão parcial de um processo