Resenha do Filme: Como estrelas na terra
Muitos professores e profissionais, por falta de preparo, ou falta de tempo, não conseguem observar esses sintomas e ajudar.
No caso de Ishaan, a escola de maneira geral, não conseguia entender o seu processo de aprendizagem, muitos chegam a acreditar que é uma criança com menos potencial do que as outras. É mais fácil chamar de burro e procurar uma justificativa para o problema do que entender que cada criança é um indivíduo com processos mentais diferentes, quem nem todos são desinteressados e sim de certa forma limitados para aquele método de aprendizagem. Todo esse preconceito e dificuldade que Ishaan enfrentou em seu meio social o influenciou a ficar uma criança tímida e depressiva.
Mesmo assim, Ishann não entendia todas aquelas reclamações, continuava a achar tudo natural, levava tudo na brincadeira e para ele, em seu mundo, suas respostas estavam sempre corretas, como quando ele soma números imaginando uma colisão de planetas.
Em uma situação específica, a professora pede que Ishann leia o texto, porém, ele não consegue e tenta explicar para a professora que as letras estão dançando. Se ela tivesse a oportunidade de conhecer o problema, ele não passaria por tantas situações desnecessárias. Ishaan, tinha professores muito severos e autoritários. Com um poder dominante, o reprovavam sem ao menos saber o porquê de sua dificuldade em aprender a ler e escrever, apenas afirmavam que uns alunos são melhores que outros e não apenas diferentes.
Quando enviado para uma escola mais rígida, seu pai almejava que assim ele se tornasse homem. Mas não foi o que aconteceu e tudo piorou. Antes ele irradiava alegria, afastado de sua família, sem entender o porquê de tantas repreensões se tornou uma criança triste,