RESENHA do filme Como estrelas na terra
Este filme foi dirigido por Aamir Khan, se passa na Índia, conta a história de um menino chamado Ishaan Awasthi, que apresenta dislexia, onde estuda em uma escola normal e repetiu uma vez a terceira série e tem a possibilidade de repetir novamente.
O menino com apenas nove anos sofre por não conseguir acompanhar a turma. Seus pais, apesar de seu convívio não percebe que ele apresenta um distúrbio de aprendizagem.
O pai é chamado pela diretora para conversar, diante de tantas reclamações decide colocar seu filho em um internato. O menino sofre, não consegue entender atitude de seu pai e acha que foi excluído da família por apresentar dificuldades em aprender e entende essa atitude como um castigo. Fica triste por ninguém o compreender, perde a vontade de aprender e de ser criança, sente falta de sua família e quer voltar para casa.
O internato mantém uma filosofia rígida baseada na disciplina.
Com a chegada do professor Ram Shankar Nikumbh para substituir o professor de artes, tudo se modifica, diferente da metodologia de outros professores e da escola que era tradicionalista, ele acredita nas diferentes habilidades em que cada criança apresenta e faz de sua aula um momento descontraído e divertido onde as crianças tem sua atenção voltada para o que o professor ensina. .
O professor percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo, foi até a casa de Ishaan para conversar com seus pais. Esse não era um problema desconhecido pelo educador, pois trabalhava em outra escola que atendia crianças com necessidades especiais.
Ele ensinou Ishaan a ler e escrever fora dos horários de aula e a partir desse momento o menino se sente motivado e se empenha nos estudos mostrando um resultado positivo.
O filme preconiza a importância do professor, como podem trabalhar de forma criativa onde todos se sentem valorizados cada um mostrando suas habilidades dentro de suas possibilidades.