Resenha do filme “como estrelas na terra”
O filme “Como Estrelas na Terra” segue a linha do drama que apesar de triste, prende a nossa atenção e nos faz refletir sobre nossas atitudes ao longo e após o filme, pois é impossível não se comover com a história do doce protagonista. Seu titulo original é “Taare Zameen Par” e ele começa nos apresentando a Ishaan Awasthi, um garoto de 9 anos que sofre de dislexia e, por causa disso, está para repetir o terceiro período (no sistema de ensino indiano) pela segunda vez.
Segundo ele, sua dificuldade em acompanhar as aulas vem do fato de que as letras “dançam” na sua frente, o que é interpretado como uma mentira pelo seu pai que culpa a falta de disciplina do filho, castigando-o por suas notas baixas. E, após ser chamado mais uma vez na escola por causa das notas e do comportamento de Ishaan, seu pai decide matriculá-lo em um colégio interno, o que só piora o estado do garoto. Se antes Ishaan se sentia confuso e insuficiente, com a ida para o internato ele começa a apresentar sintomas de depressão devido à saudade que sente de casa, do irmão mais velho e da sua antiga vida.
O dia-a-dia no internato é completamente diferente do qual ele estava acostumado, a disciplina é muito mais rigorosa e os novos professores cobram ainda mais de Ishaan, tendo em vista que o lema do colégio era “disciplinar cavalos selvagens”. Até o dia em que surge um professor substituto de artes.
Ram Shankar Nikumbh, interpretado pelo também diretor do filme Aamir Khan, ou somente professor Nikumbh, foi o primeiro a perceber o que havia de errado com Ishaan e, com apenas alguns testes ele comprovou que o garoto possuía Dislexia. E, apesar da dificuldade em aceitar, o diretor do internato acaba aceitando que Ram aplique um novo método de estudo com Ishaan para ajudá-lo em seu aprendizado.
É desta forma que o filme nos prende do inicio ao fim. A situação de Ishaan e o julgamento que todos fazem dele nos levam a refletir sobre o julgamento