Resenha do filme como estrelas na terra
Polo: Anchieta Turma: 05 Etapa: 03
Resenha do filme como estrelas na terra, toda criança é especial e do capitulo 7 Educação escolar para todos
O filme nos faz refletir o nosso papel enquanto educadores além de da- nos subsídios para que pensemos infinitamente sobre os problemas e a potencialidades presentes no espaço escolar: Talvez ainda além de mandar uma mensagem sobre o papel do educador, este filme ensina antes o que é ser pai, pois muitos dos pais são os primeiros a excluírem seus filhos da sociedade, deixando de lutar pelos seus direitos. No capitulo Educação para todos relata sobre a inclusão das crianças deficientes viverem em meio ás crianças ditas “normais”, pois desde que o mundo é mundo, o homem sente a necessidade da convivência em grupo. Perante a lei, todos os cidadãos são iguais, sem distinção de qualquer natureza. Sabemos que a sociedade humana é caracterizada por uma diversidade.
A diversidade humana esta hoje evidenciando que não há mais lugares, privilegiados para alguns seres humanos, e a escola é a instituição que legalmente reflete o colorido da criança. A escola precisa assumir a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades da criança, com respeito á diversidade. É importante ressaltar que essa visão de que a escola deve trabalhar com as diferenças é uma visão que foi conquistada e que teve todo um percurso histórico construído passo a passo. Poucos podiam participar dos espaços sociais nos quais se transmitiam e se criavam conhecimentos. Algumas culturas eliminavam as pessoas com deficiência, outras adotavam a pratica de interná-las em instituições de caridade junto com doentes e idosos. Inclusão é a participação ativa e efetiva de todos os alunos no processo de aprendizagem. Da normalização á inclusão.
Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e