resenha "cidadania"
LEONARDO LIMA MENDONÇA SOUTO RA:5117752
RESENHA SOBRE CIDADANIA
UBERABA–MG
2014
No decorrer da história, o conceito de cidadania sofreu várias alterações, por isso podemos considerar tal como mutante, cujo significado não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, que varia no tempo e no espaço, sendo interpretado por comunidades de modo diferente. Atualmente, a cidadania é apresentada como um processo de inclusão total, em que todos devem ter os mesmos direitos e deveres, estando atrelada a participação social e política de todos os cidadãos.
Porém, devemos conhecer a origem do conceito de cidadania para entendermos as várias características que foram se somando até chegar em seu significado atual. A primeira manifestação de cidadania foi na sociedade Greco-romana. Podemos afirmar que tal sociedade é a mãe e o pai de toda civilização ocidental. Na Grécia Antiga, havia um elemento central de sociedade, a chamada Pólis, entendida basicamente como uma junção de várias cidades-estado constituintes do território grego, que nasceu de fatores de ordem geográfica e da falta de um poder centralizado, ou ausência de uma organização humana e urbana. É importante conhecermos o conceito de polis, pois é dele que exprime conceitos como política. Na Pólis havia uma política democrática, na qual todos os cidadãos eram considerados livres, podiam opinar e participar na gerencia da comunidade. Porém, na Grécia Antiga, só eram considerados cidadãos os homens livres com mais de 21 anos, que tinham alguma ascendência no campo da atividade militar e que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Então concluímos que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos. .
Os considerados cidadãos nessa época possuíam uma capacidade argumentativa, a chamada retórica, que é a arte da palavra, a dialética de uma maneira sensual e convincente. Então como