Resenha Historia da Cidadania
O texto trata da origem e evolução da cidadania, enfatizando muito a cidade de Roma. Cidadania é um conceito que deriva da Revolução Francesa para definir os membros da sociedade que possuem direitos e condições de decidirem o destino do Estado. Para os romanos, cidadania, cidade e Estado são um único conceito, porém só existem se antes houver cidadãos.
Um fator determinante na história de Roma foi a chegada dos etruscos que que determinou dois grandes grupos: a nobreza e o resto da população (que não possuía direito algum de cidadania, que pouco a pouco adquiriram o nome de povo). Entre o restante da população, surgiu o “povo” e a “plebe”, palavras que dão a idéia de multidão, massa. Plebe surgiu da luta contra os privilégios dos patrícios. Esse termo era usado para englobar todos os cidadãos romanos sem os mesmos direitos dos oligarcas.
Haviam também mais dois grupos: os clientes e os escravos. Clientes eram os que obedeciam a um patrício. Os escravos eram os domésticos. Os pobres podiam mudar de posição: de livre para escravo ou de plebeu para cliente. Nesse contexto entende-se a grande luta entre patrícios e plebeus durante a República Romana.
Essa luta pelos direitos civis perdurou por dois séculos e foi o grande motivador das transformações históricas a partir da República; tornando-se assim os conflitos internos na sociedade romana mais evidentes. Nesse momento já não se tinha mais a retaguarda etrusca da época monárquica. O exército passou a depender cada vez mais da plebe e com isso o poder de barganha deles aumentou consideravelmente. Começa-se a abrir caminhos para a cidadania.
Em 494 a.C, o Tribunado da Plebe foi instituído, fato este conquistado pelo povo. Outro avança da cidadania conquistado pelos plebeus foi que todos os romanos fossem divididos em tribos geográficas e não mais em hereditárias. Em meados do século V a.C. foi publicada a Lei das Doze Tábuas, onde todos podiam recorrer a um texto conhecido e não