TRABALHO DE SOCIOLOGIA 1 GLOBALIZA O E DIREITO 2015
ALUNO:
CURSO: DIREITO
A SOCIOLOGIA E A GLOBALIZAÇÃO.
O diagnóstico Social e Jurídico; construir uma ideia lógica da Globalização e Direito.
Milton Santos fala do modelo da globalização e suas contradições vigentes no mundo, que ele chamava globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton vislumbra a possibilidade da construção de uma outra realidade, que ele considera "mais justa e mais humana".
Segundo Milton Santos, “deve-se considerar a existência de pelo menos três mundos em um só”, a globalização e sua fabula, que tudo é lindo, que tudo acontece harmonicamente, que os quatro cantos do mundo se interligam, através de importaçoes e exportações e informações, que tudo acontece em qualquer lugar, o restante do mundo ja está recebendo a notíca em tempo real, que podemos e devemos consumir, e nos sentirmos felizes por isso.
A globalização perversa, pois ao mesmo tempo que se diz que agora todos podem, que se intercomunicam, que todos conseguirão; acontece o inóspito, que todos, não conseguem partir de um mesmo ponto, ou seja, a exclusão, não há igualdade e oportunidade, quando existe os “desiguais”.
Como pode ser a outra globolização? A justa, com um olhar de resgate, fraternidade, igualdade, a globalização por baixo; no caso do Brasil, pois “os lugares vão se mostrar insatisfeitos, isso vai acontecer em alguns ou todos os países”. Zygmunt Bauman, diz que há três fases diferentes na história da migração na Idade moderna.
A primeira onda migratória seguiu a lógica de uma síndrome tripartite: territorialidade da soberania, identidade de raízes e uma postura de jardinagem.
Esta foi a fase a da emigração de um centro “modernizado”, tensa construção da ordem e do progresso econômico as duas principais atividades que produziram e repeliram números crescentes de “refugo humano”, em parte por exportação, em parte por expulsão de quase