Protestos no Brasil
1INTRODUÇÃO
Suscitar no aluno o pensamento crítico acerca das recentes manifestações populares no Brasil é o objetivo maior desta produção textual individual, onde temos um trecho do artigo indicado que diz assim:
O que começou de forma pontual como um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo ganhou o país e se transformou em uma ampla demonstração de insatisfação popular. Em grande parte, insatisfação com a falta de qualidade dos serviços públicos e pela falta de ética na política (SILVA, 2013).
Nesta observância, percebe-se que várias têm sido as visões e análises sobre as atuais manifestações populares e protestos que se proliferam por todo o país. Este é um assunto que repercutiu e ainda repercute em nosso país e até mundialmente, este é um tema visto em rodas de amigos, salas de aula, redes sociais e meios políticos. A ideia aqui é promover alguns pontos de debate que foram direcionados pelos professores que delinearam esta atividade, bem como as possibilidades e impossibilidades, entre a participação dos cidadãos mobilizados no processo de questionamento da institucionalidade colocada e da mudança institucional em si.
Onde, a partir daí começa-se a gestar novos pontos de discussões que culmina em novas crises, novos movimentos sociais e, que ultrapassando certos patamares críticos, encadeia novos ciclos de protestos. Pois, diante destes fatores, compreende-se que a mensagem é clara de que a sociedade exige mudanças. E seu recado já foi dado ao reivindicar que a classe política tome uma atitude e faça mudanças ou a própria sociedade se dispõe a mudar a classe política.
2 DESENVOLVIMENTO
Frente a estes eventos um tanto quanto avassalador, percebe-se que as manifestações populares retratam efetivamente a revolta e injúria contra uma comissão política tão omissa e relutante aos