Ensino itinerante
O ensino itinerante para inclusão de pessoas com necessidades educacionais na rede de ensino traz uma visão bem ampla da real situação desse tema em nosso país, ou seja, uma realidade bem distante, mas muito necessária e funcional.
O ensino itinerante é um suporte para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais, mas também é uma ligação dos professores regulares, dos diretores, dos coordenadores, dos pais e dos alunos regulares, já que o professor itinerante tem acesso a comunidade extra-escolar. Fica bem claro que o professor itinerante é essencial para a transformação escolar, na inclusão do aluno com necessidades educacionais, ajudando a fortalecer a confiança dos pais em relação a capacidade de desenvolvimento educacional do “filho especial”, também ajudam a desmontar preconceitos e estigmas em relação as pessoas com necessidades especiais.
Contudo ainda existem dificuldades pra que essa pratica se fortaleça e siga em frente, é necessária a potencialidade de trabalho, mas também que haja em salas regulares mudanças nas concepções preconceituosas a respeito da inclusão do “aluno especial”.
O ensino itinerante deve ser tratado de igual, para com a educação pública como um todo, as lutas por melhorias devem ser iguais, isso em cada cultura, sociedade e classe social.
Para finalizar a questão do ensino itinerante traz a tona varias outras questões, como o comportamento dos pais dessas crianças, que as escondem da sociedade por medo do preconceito, mas também por acharem que elas jamais serão capazes de frequentar o ensino regular, isso entre outros fatores relacionados anteriormente, a dificuldade de