“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica.”
“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica.”
O professor itinerante nada mais é do que aquele que dá o suporte necessário para o trabalho do professor das salas de ensino regular nas quais participam crianças com necessidades especiais, mas é fato que esse suporte está indo além do trabalho proposto levando assim o professor itinerante a desempenhar várias funções dentro da escola.
Atuando como mediadores pró-inclusão, mostrando que o ingresso de crianças com necessidades especiais no ensino regular é possível. A partir do momento que essas crianças têm contato com outras crianças seu desenvolvimento é notável, mas a falta de profissionais na área da educação especial torna esse desenvolvimento lento e muitas vezes estável. O trabalho do professor itinerante deve ser um trabalho feito de forma conjunta para que se possa ampliar e comparar até que ponto se alcançou o objetivo proposto, mostrando que a educação para todos é realidade.
A educação inclusiva vem tomando espaço em âmbito mundial repercutido pelo fato de entender e aceitar o desenvolvimento e a capacidade de cada um de aprender influenciando tanto a políticas públicas como as educacionais.
Enfim, tendo a preocupação de trabalhar as diferentes características e necessidades especiais de cada um, pois as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso ás escolas comuns com uma orientação inclusionista.
Só assim a educação poderá ser dita que é para todos, dando oportunidade para todos não tendo em vista suas deficiências e assim mesmo proporcionando uma educação de qualidade.
02
Em relação à pesquisa etnográfica é fato constar que por ser essa uma forma de coleta de dados onde o pesquisador não usa intermediários, essa forma de