Pesquisa pratica
“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica” ( Márcia Denise Pletsch e Rosana Glat)
O programa de ensino itinerante para alunos com deficiência tem por objetivo complementar o atendimento educacional oferecido na escolar. Considerando que as referências sobre essa modalidade de ensino são bastante reduzidas e, ainda, levando-se em conta a tendência de crescimento desse tipo de atendimento em decorrência do aumento de inclusões na rede regular de ensino, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características profissionais, habilidades e condições de trabalho do professor itinerante de alunos com deficiências. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. Os conteúdos das entrevistas foram transcritos na íntegra e, posteriormente, classificados em temas previamente definidos. Os resultados apontaram a necessidade de uma reorganização dessa modalidade de ensino em termos de objetivos, de infraestrutura e de políticas públicas para que o ensino itinerante cumpra seu papel como um recurso de apoio que favoreça a inclusão escolar e social de crianças com deficiências.A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no Brasil, tem assumido uma posição importante nos debates educacionais., diversos autores têm destacado a ausência, nos cursos de formação de professores,de conteúdos específicos sobre o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais.
A escolha pela etnografia neste estudo justifica-se pelo objetivo de entender as relações estabelecidas entre os sujeitos participantes e os significados de suas ações. Tal método