“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A inclusão do aluno com necessidade especial na Escola é um dos maiores desafios impostos à educação neste principio de século. Estamos ainda dando os primeiros passos em direção à inclusão. Professores, pais, Escola e sociedade devem estar comprometidos com esta nova empreitada.
O objetivo do ensino intinerante é deslocar um professor para outro ambiente com um suporte para inclusão de alunos PNE e identificar através da vivencia direta da realidade onde se insere as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos o acesso a educação.
A abordagem qualitativa, através de sistematização e análise comporta o uso de técnicas diferenciadas, como a observação participante, a realização de entrevistas com os sujeitos participantes (gravação em audio), análise de documentos (legislação, relatório dos participantes, atas escolares e também ficha de alunos, quando necessário) filmagem em áudio.
Apartir desses pressupostos, evidenciou-se que o trabalho das professoras intinerantes é diversificado , exigindo ações e atitudes diferenciadas em cada escola,dentre as inumeras dificuldades foram destacadas: a insuficiência de professores deslocados para intinerância, muito aquém da demanda, o grande número de escolas em que cada professor atua e o curto periodo em que cada um permanece na escola, a variedade de necessidades especiais com as quais cada intinerante trabalha, acesso físico ainda inadequado que muitas escolas oferecem aos alunos incluídos, o que força as professoras além de darem conta das questões pedagógicas darem conta de questões