Gestao do conhecimento
A gestão do conhecimento pode ser definida como a abordagem facilitadora e sistemática para aumentar o valor e a acessibilidade ao "capital do conhecimento" da organização, tendo em vista qualificar melhor os aspectos sociais, induzir e disseminar a inovação e assegurar o desenvolvimento das organizações. O principal valor das organizações não está somente nos seus bens tangíveis, mas também no seu conjunto de talentos, ideias, capacidades, enfim, no seu capital intelectual, considerando-se três pressupostos: primeiro, o conceito da gestão do conhecimento e o que a realidade apresenta-se ao individuo a partir deste conceito; segundo, o que o ato de conhecer implica em interações entre o colaborador e a organização; e o terceiro, o que a ação considera o reconhecimento normativo entre colaborador e organização.
Denomina-se gestão do conhecimento os aspectos teóricos, o conjunto, e organizacionais associados com a gestão da intelectual e do conhecimento na sociedade contemporânea. Nessa análise, são priorizados três aspectos essenciais associados com a criação do Conhecimento na empresa, o uso da informação em organizações e como dissimila-las entre os colaboradores.
A gestão do conhecimento é uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades.
2- 1. Capitulo
A Gestão do Conhecimento ajuda a gerenciar a empresa, aumentando a competividade e a lucratividade da organização e pode ser implanta em qualquer setor de mercado. As iniciativas de Gestão do Conhecimento devem necessariamente considerar o ambiente no qual são implementadas, levando em consideração o que condiciona a sua criação e a cultura que envolve os indivíduos e seu comportamento em relação á informação adquirida.
Para Nonaka e Takeushi (1997) “A crença