Fichamento
“ Uma das primeiras coisas a fazer para começar a trabalhar numa tese é escrever o titulo, a introdução e o índice final.”
“Um bom titulo já é um projeto.”
“O índice e a introdução finais serão diferentes dos iniciais.”
“ A introdução serve também para estabelecer qual será o núcleo e a periferia da tese, distinção importante não só por razões do método”
“Para decidir qual o núcleo (ou foco) da tese, você deverá saber algo sobre o material do que dispõe.”
“Uma tese bem organizada deveria conter referências in ternas em abundância.”
“Quando você tiver um índice ‘‘de ferro’’ , pode permitir-se não começar do inicio, mas da parte sobre a qual se sente melhor documentado e seguro.”
“A situação ideal para uma tese seria possuir em casa todos os livros de que se tem necessidade, novos ou antigos.”
“ As fichas de leitura servem para a literatura crítica”
“Sublinhar personaliza o livro. Marca o seu interesse. Permite-lhe voltar ao livro depois de muito tempo e encontrar imediatamente o que outrora despertou seu interesse. Mas cumpre sublinhar com critério. Há pessoas que sublinham tudo. Isso equivale a não sublinhar nada.”
“A ficha mais comum e mais indispensável é a de leitura: ou seja, aquela em que você anota com exatidão todas as referências bibliográficas concorrentes a um livro ou artigo, explora- lhe o conteúdo, tira dele citações- chaves, forma um juízo e faz observações.”
“Como o problema não interessa a todos, digamos sucintamente que para a estética contemporânea o momento da percepção do belo é em geral intuitivo, mas em São Tomás não existe a categoria da intuição.”
“ [...] verifico que o Abade Vallet era um pobre diabo, que se limitava a repetir ideias recebidas, não descobrindo nada de novo. Se continuei a lê- lo, não foi por ‘ humildade cientifica’ , mas por pura obstinação e para justificar o