Fichamento
2004, p.114).
1. FICHAMENTO
1.1. O termo
Fichamento é uma técnica de registro do texto que visa à documentação e classificação de um conteúdo. O fichamento se dava, exclusivamente, por meio de fichas elaboradas manualmente ou adquiridas em livrarias. Hoje as fichas dos textos/livros são construídas também por meio do suporte virtual.
Com o fichamento você poderá conhecer melhor uma obra, aprender, discutir e produzir seus próprios textos. Mesmo diante das possibilidades apresentadas pela técnica do fichamento frequentemente, há obstáculos a vencer no início da utilização das fichas como método de estudo e redação. [...] Dificuldades relativas ao dispêndio inicial de tempo, à metodologia de transcrição do texto, às anotações bibliográficas (autor, título da obra, local de publicação, editora, ano, página). Para quem não pratica ou não está acostumado a fazer o fichamento, essa prática parece demorada, desgastante, aborrecível e entediante. (MEDEIROS, 2004, p. 114).
Entretanto, conforme o autor, o trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, na ocasião da escrita sobre determinado assunto.
1.2. Elementos estruturais de uma ficha
1.3. Como elaborar um fichamento
De acordo com Medeiros (2004), o trabalho de fichamento é precedido por uma leitura atenta do texto em quatro níveis:
1.º nível: denotativo. Cuida do vocabulário, das informações sobre o autor, do contexto sócioeconômico-histórico e do objetivo do texto. Atenta para os conceitos apresentados; examina as ideias centrais e procura entender como o autor organiza o texto.
2.º nível: interpretação. O leitor interpreta os significados não transparentes. O que o autor quis dizer? Qual é a relação do texto com a realidade?
3.º nível: crítico. O leitor critica (não diz respeito ao gosto, não gosto), observando se