Educação da rapariga: desafio do estado moçambicano
EDUCAÇÃO DA RAPARIGA: DESAFIO DO ESTADO MOÇAMBICANO
Universidade Pedagógica
Maputo
2011
1- Introdução
A educação é considerada um factor-chave na promoção do bem-estar social e na redução da pobreza, pois pode afectar positivamente a produtividade de um pais determinando assim padrões de vida e fazer com que diferentes paises possam competir economicamente. Neste ambito, o nosso pais dispoe de vários instrumentos quie promovem a educação dentre eles se destaca a Constituição da República de Moçambique que define a educação como um direito de todo cidadão (Artigo 88.º) e como um caminho para a unidade nacional, a erradicação do analfabetismo, o domínio da ciência e da técnica, bem como a formação moral e cívica dos cidadãos (Artigo 113.º). Nesta prespectiva, o presente trabalho fará uma abordagem sobre a educação da Rapariga em Moçambique e enquadra-se na cadeira de Políticas de Educação, tendo a finalidade de descrever a situação da rapariga na educação em moçambique, mencionar causas da sua fraca participação da educação e mencionar algumas estratégias que o estado moçambicano vem adoptando como forma de diminuir/e ou colmatar esta situação.
O trabalho está organizado em três (3) pontos ensseciais, sendo o primeiro referente a Situação da Rapariga na educação em Moçambique. O segundo abordará as Causas da fraca participação da rapariga na educação, dando ênfase a alguns exemplos que descrevem tais situações. O terceiro e o último, refere-se às Estratégias Desenvolvidas pelo estado moçambicano para responder a esta problemática que assola o país.
1
* Objectivos:
Geral
* Descrever a situação da educação da rapariga no nosso pais. Específicos * Descrever a situação da rapariga em moçambique; * Identificar os factores da fraca participação da rapariga na