Como controlar as actividades em turmas numerosas
Autora: Elisa Langa Mavulula²
1- INTRODUÇÃO
O sistema educativo é constituído de um processo humanista, onde as pessoas ajudam a construir a história, cumprindo seu papel como cidadãos e profissionais. O professor dentro disso, sempre actuou de forma activa, ensinando e encaminhando os estudantes de modo a suprir as necessidades sociais. Segundo LEBÂNEO (1994:125),`´ O trabalho do profesor deve estar voltado para a formação de qualidades humanas, modos de agir em relação ao trabalho, ao estudo, à natureza, em concordancia com pricínpios éticos´´.
Numa prespectiva clássica, os professores eram vistos como tutores que procuravam modelar o comportamento dos alunos mediante exposições e demonstrações e os alunos eram como instrumentos passivos, capazes de aprender e aceitar orientações. GIL.(2009: 244)
Neste âmbito, o papel do profesor na sala de aulas é cada vez mais descentrado em si próprio, e este acaba por recorrer à diversidade de situações, experiências e materiais tecnológicos para aprofundar e actualizar suas pesquisas ajudando deste modo a incrementar a ministração de suas aulas. Aprendem também a ouvir, a trabalhar com o diferente e a conviver com o contraditório.
Neste trabalho, iremos analisar o ensino centrado no aluno e turmas numerosas e propor algumas metodologias para este ensino.O presente trabalho esta subdividido em dois grandes pontos principais, onde: * O primeiro se faz referência a organização das actividades numa turma numerosa; * -------------------------------------------------
Para terminar proposemos diferentes metodologias que o professor pode usar para melhor controlar as actividades em turmas numerosas.
¹Ensaio apresentado à cadeira de Didáctica de ensino na Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia no curso de Formação de Formadores.
² Elisa Langa Mavulula, Mestranda em Formação de Formadores na Universidade Pedagógica de