DNA_trabalho
803 palavras
4 páginas
Escola Básica e Secundária de Santa CruzAno letivo 2013/2014
Biologia e Geologia 11º ano
Turma A
Resumo
Esta atividade foi feita com o intuito de visualizar o DNA, neste caso da cebola. Para tal, reunimos os materiais necessários e procedeu-se à experiência através de diversos passos.
No fim, foi possível ver, tal como foi anteriormente dito, ao chamado “novelo de DNA”.
Introdução
O motivo que nos levou a realizar esta atividade experimental foi o de visualizar moléculas de DNA e ficar a saber mais sobre a mesma.
Objectivos:
Isolar o DNA do resto para se puder visualizar no forma de novelo.
Mostrar que o DNA pode ser encontrado não só nos humanos como em outros serres vivos.
Pesquisa
O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de Março de 1953, o que lhes valeu o Prémio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins.
Do ponto de vista químico, o ADN é um longo polímero de unidades simples (monómeros) de nucleótidos, cuja cadeia principal é formada por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações covalentes. Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas. A sequência de bases ao longo da molécula de ADN