Papel Do Homem E Da Mulher
Introdução 1
O papel do homem e da mulher na sociedade moçambicana 2
Relação entre o homem e a mulher na sociedade tradicional 3
Igualdade de direitos e deveres do homem e da mulher 3
Existe de facto igualdade de direito e deveres nas famílias e comunidade 4
Esforços feitos para mudar 4
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
O presente artigo tem como objectivo apresentar uma breve reflexão sobre o papel da Mulher no desenvolvimento de Moçambique. Em termos específicos, pretende-se analisar o papel da Mulher no Desenvolvimento de Moçambique, fazendo uma breve incursão sobre a posição da mulher desde a independência até a data, identificando os factores que podem contribuir de uma forma positiva para um melhor envolvimento da mulher no desenvolvimento de Moçambique. Este trabalho foi elaborado na base de consulta bibliográfica (internet) e feito numa linguagem simples e clara para permitir que o leitor deste tire proveito.
O papel do homem e da mulher na sociedade moçambicana
Podemos observar que na grande maioria da sociedade moçambicana, os homens sempre tiveram um papel de maior poder e de decisão, enquanto as mulheres se limitaram a trabalhos que estavam mais relacionados com o sector doméstico, tendo como principais funções o cuidado do lar, a educação dos filhos e uma obrigação religiosa. O homem sempre se afirmou como mais discriminando as mulher e impedindo que participassem na maioria parte das actividades em que era necessário o uso de algum poder ou liberdade.
Contudo, para além da faceta de mãe, feminina, mulher, a mulher pode também ser trabalhadora participativa e capaz de contribuir para a evolução dos tempos da nossa sociedade moçambicana.
Por muitos e muitos anos, homens e mulheres tinham papéis muito bem definidos, e que eram encarados quase que como destinos inevitáveis. Cabia ao homem decidir com quem iria casar, onde a família iria morar e tantas outras decisões. Ele era o chefe da família, o responsável