O papel do homem e da mulher na igreja.
New Testament Survey – Paul Weaver
04/04/2015
Papeis de homens e mulheres na igreja.
Deus criou e programou o homem e a mulher para o desempenho eficaz de suas funções, A psicologia, a anatomia, a sexualidade, a afetividade e a espiritualidade de ambos são diferentes, estas diferenças fazem com que se completem um ao outro, já que foram determinadas intencionalmente por Deus para o adequado desempenho da função de cada um.
Gálatas 3:28 nos diz que somos todos um em Jesus Cristo. Uma vez que todos os cristãos se tornaram um com o outro, todas as distinções humanas perdem seu significado, todos compartilham o mesmo privilégio e posição na sua relação com Deus. Ninguém é espiritualmente superior ao outro, ou seja, não existe diferença diante de Deus entre um Judeu cristão e uma gentio cristão, ou entre um homem cristão e uma mulher cristã. Alguns homens judeus oravam agradecendo a Deus por não terem nascido gentio, escravo ou mulher. Judeus étnicos herdarão as promessas dadas aos descendentes espirituais de Abraão. Judeus salvos herdarão aquelas dadas aos descendentes físicos e também descendentes espirituais. Paulo atravessa essas distinções afirmando que elas não existem no corpo de Cristo, não há privilégio de posição em causa. Em outros lugares se afirmam a diferença do homem e da mulher em Cristo, Paulo no entanto fez deixar claro que há uma liderança do homem sobre a mulher e que há distinções na área do serviço espiritual. (1 Tim 2:12)
“Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens; elas devem ficar em silêncio.” (1 Tim 2:12)
A mulher piedosa é submissa, e aprende "em silêncio" (2:11). Muitos tropeçam com esta palavra, dizendo que as mulheres têm tanta habilidade quanto os homens para ensinar a palavra de Deus, e por isso seria até errado se elas se mantivessem caladas. Porém, a questão não é de habilidade, e sim de autoridade. Paulo não disse que a mulher não é capaz, mas que ela não é permitida. Sem a