As Mulheres e o discurso eclesi stico
Resumo: Este artigo se propõe a analisar as políticas eclesiásticas em relação as mulheres na Igreja Católica e na sociedade. Entendemos essas, como ações desenvolvidas pela instituição no decorrer de sua história, que por sua vez influenciaram a vida de católicos, portanto, neste artigo, procuramos problematizar o discurso clerical a respeito da mulher não apenas na instituição, mas na sociedade. Para isso utilizamos documentos eclesiásticos, reportagens em jornais, revistas e sites, principalmente nos quais o papel das mulheres na visão da Igreja, foi discutido. Seguimos a metodologia de análise de discursos, partindo do Macro para o Micro, ou seja, investigamos as ações eclesiásticas de modo geral até exemplos específicos. Para dar conta do proposto esse artigo foi dividido em três partes: na primeira, a introdução: abordamos a discussão realizada a respeito da história das mulheres, em seguida, discutimos o papel das mulheres na igreja católica, e por fim, o papel dessas nos atuais discursos dos líderes da referida instituição, partindo do discurso papal até o discurso dos clérigos brasileiros.
Palavras-chave: Mulheres; Igreja Católica; Políticas eclesiásticas; Discurso.
Introdução Neste artigo propomos uma reflexão a respeito do discurso construído pela Igreja Católica referente ao papel das mulheres na instituição e na sociedade. No entanto, para darmos conta do proposto faz-se necessário entendermos, ainda que timidamente, como a história das mulheres tem sido tratada pelos debates historiográficos, e a visão da igreja católica sobre as mesmas.
Para Peter Burke, as mudanças ocorridas na disciplina histórica, durante as últimas décadas proporcionou além de muitas outras coisas, o olhar para as minorias, para os excluídos, contribuindo assim, para o desenvolvimento de estudos sobre as mulheres. Fazendo das mulheres sujeitos e objetos da História. Para esse historiador, o movimento feminista ocorrido a partir de